sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Vereador apresenta projeto que poderá banir o uso do amianto em Maceió

Durante o 1º Seminário Internacional pelo Banimento do Amianto, na tarde desta sexta-feira (6), que acontece no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (CEFET-AL), o vereador Ricardo Barbosa apresentou um anteprojeto de Lei que proíbe o uso de amianto em Maceió. Ele tentará aprovar o projeto na Câmara Municipal. A iniciativa já existe em outras capitais nordestinas, como Recife e Natal, que baniu o uso de qualquer tipo de material que tenha o produto em sua composição.


O parlamentar explicou que é importante que toda a sociedade participe dessa luta, pois é mais uma ação que causa problemas sérios tanto para os trabalhadores quanto para o meio ambiente. Ele lembrou que em diversos países, e em praticamente toda a Europa, o uso do amianto já foi banido e que o Brasil, mais uma vez, continua atrasado em relação a medidas que protejam o meio ambiente.


“O Brasil se mostra realmente como o quintal do chamado primeiro mundo. Somos o 5º país que mais produz material com amianto, mas em quase toda a Europa a produção é banida. Multinacionais que usam o amianto aqui não fazem o mesmo em seus países de origem. É preciso acabar com o uso desse produto, que prejudica muitas vezes, fatalmente, os trabalhadores e também acelera a degradação ambiental do planeta” - afirmou Ricardo Barbosa.


O Anteprojeto de Lei do vereador foi deixado com a organização do evento para que pudesse ser discutido e melhorado antes de ser apresentado à Câmara Municipal de Maceió. Ricardo Barbosa garantiu que já na segunda-feira (9) estará entrando com o documento no protocolo da Casa Mário Guimarães para que o Projeto de Lei possa ser colocado em votação. Ele acredita seus colegas vereadores serão sensibilizados por uma iniciativa que defende a vida e o meio ambiente.

O 1º Seminário Internacional pelo Banimento do Amianto está sendo organizado pelo Sindicato dos Petroleiros de Alagoas e Sergipe (Sindpetro – AL/SE), até às 20h no CEFET-AL. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3221-0735.

Nenhum comentário:

Postar um comentário