quarta-feira, 3 de março de 2010

Câmara Municipal de Maceió volta a discutir Vila de Pescadores do Jaraguá


Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Maceió nesta quarta-feira (3), o vereador Ricardo Barbosa (PSOL) voltou a utilizar a tribuna para falar sobre o problema da Vila de Pescadores do Jaraguá. De acordo com o parlamentar, é preciso que a população daquela região seja diretamente consultada sobre sua vontade de permanecer no local e que eles também devem ser atendidos nas suas necessidades básicas pela Prefeitura de Maceió.



O debate, que durou quase uma hora, envolveu ainda a bancada do prefeito Cícero Almeida, que procurou justificar a posição da gestão municipal. Apesar disso, os argumentos dos vereadores Galba Novaes e Oscar de Melo continuam não convencendo os parlamentares do PSOL, que exigem da Prefeitura a assistência para os moradores da comunidade. A vereadora Heloísa Helena também utilizou a tribuna para defender os pescadores.


“Existem dois pontos básicos nessa questão. O primeiro é que a Prefeitura não tem poder sobre a região, como já determinou o Ministério Público Federal, e por isso se os moradores quiserem permanecer, é um direito deles. A segunda questão é que o fato dos pescadores não quererem sair, não significa que a Prefeitura deva ignorar a comunidade. Eles precisam ser atendidos em suas condições básicas como limpeza e iluminação pelo poder público” – lembrou o vereador Ricardo Barbosa.


A briga entre a Vila de Pescadores do Jaraguá e a Prefeitura de Maceió se intensificou em 2009, onde o prefeito Cícero Almeida pretendia mover os moradores de qualquer forma para um conjunto habitacional no Sobral e criar uma marina no Jaraguá. Em contrapartida, os pescadores já declararam seu desejo de permanecer no local onde vivem há mais de 60 anos e que é ligado ao seu modo de trabalho e à história da cidade.


Em recente comunicado, o Ministério Público Federal declarou que os pescadores deveriam ser consultados acerca de sua permanência e se a maioria decidisse ficar, a Prefeitura de Maceió não poderia fazer nada, já que as terras são de domínio federal. No último sábado (27), a Vila de Pescadores do Jaraguá inauguram seu Ponto de Cultura Enseada das Canoas – Yar-á-guá Cultural, onde oferecerão diversas oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário