segunda-feira, 11 de maio de 2009

Moradores da Travessa Pau D'Arco comemoraram o Dia das Mães com feijoada e reivindicações



Os moradores da Travessa Pau D'Arco, no Jacintinho, viveram um momento especial neste último domingo (10). A líder comunitária da região, Maria José, mais conhecida como Graça, preparou uma grande feijoada para que, principalmente, as mulheres comemorassem o Dia das Mães. Apesar do clima festivo, que contou ainda com um bingo e a apresentação de um grupo de capoeira, o momento foi também de de denúncia e cobrança das pessoas presentes sobre os diversos problemas que atingem a comunidade. Para garantir que tudo fosse levado ao conhecimento do poder público, o vereador Ricardo Barbosa (PSOL) participou do almoço e discutiu as questões colocadas por cada cidadão.


Durante o evento, Maria José levou o vereador e sua equipe para ver alguns problemas de caráter mais urgente. A primeira coisa apontada foi o acesso ao local, que é feito, com maior frequencia, por uma inclinada e irregular rua de barro, que não permite o acesso de carros. Outra questão que oferece perigo aos moradores da Travessa Pau D'Arco é a passagem de um córrego, em alguns casos, nas portas das casas com uma poluição extremamente nociva. A líder comunitária revelou inclusive que uma criança já caiu no pequeno corpo d'água corrente e que por sorte não se acidentou ou ficou doente.

A equipe do gabinete de Ricardo Barbosa já havia visitado a região na sexta-feira (8) para tirar fotos e pegar depoimentos de moradores. No mesmo dia, foi visitada ainda outra região do Jacintinho, na Rua São Francisco, local onde será realizada a próxima edição do Projeto Manhãs de Sol, ainda neste mês (domingo, dia 17). Todos os problemas constatados na Travessa Pau D'Arco serão apresentados em forma de requerimento juntamente com as reivindicações do próximo domingo. Outro local visitado e que também será lembrado na Câmara Municipal de Maceió é a Travessa Pau D'Arco II.

Para Graça, a situação de sua comunidade se estende por muito tempo e a desilusão com o poder público é grande. “Buscamos o mínimo de infraestrutura e já alertamos a prefeitura, mas após as promessas, estamos sendo mais esquecidos. As pessoas já estão descrentes sobre a vinda de ajuda do governo. Por isso nós mesmo estamos nos organizando, o apoio vem também do setor privado, como membros de igrejas” - desabafou a líder comunitária, que ainda comentou sobre o Dia das Mães - “Essa feijoada é uma forma de denunciar a situação e lutar por nosso direitos em um momento que não deixa de ser político”.



O vereador Ricardo Barbosa lembrou que em diversos momentos já denunciou a ineficiência do poder público. “Em muitos pronunciamentos na Câmara Municipal, já lembrei meus colegas sobre as deficiências do poder público. O fato é que ele não chega a quem mais precisa e não vemos um horizonte para que haja mudança. Enquanto isso, o asfalto da orla marítima, que sequer estava ruim, foi trocado em tempo relâmpago. O que resta para essas pessoas é se organizar por conta própria, como no Conjunto Graciliano Ramos, onde a Associação de Moradores construiu uma escola e uma caixa d'água para a região” - alertou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário