sexta-feira, 8 de maio de 2009

Representantes de movimentos sociais se reúnem com vereador para traçar cronograma de ações

Nesta semana, representantes do movimento da luta GLBTT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), do Projeto Raízes de África e a líder comunitária da região de Pau D'Arco, no Jacintinho, estiveram reunidos no gabinete do vereador Ricardo Barbosa (PSOL) e traçaram um cronograma de atividades sociais para atuar nesses três âmbitos nos próximos meses. O intuito é garantir que a Câmara Municipal de Maceió levante as bandeiras e garanta a representação dessas minorias no Legislativo e também fiscalizar de forma mais eficiente as comunidades carentes da cidade. Neste mês de maio já haverão iniciativas com a participação de todos os presentes.


Os representantes da luta GLBTT trabalharão por um ato público para o dia 15 deste mês, em alusão ao dia 17 de maio, Dia Municipal de Combate à Homofobia. Será dado um apoio de logística pelo vereador Ricardo Barbosa, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal. “É preciso apoiar e levantar a bandeira dessas minorias, que continuam sendo alvos de preconceito em pleno século XXI. Em junho, prepararemos uma sessão pública para discutir a consciência homossexual. Provavelmente será realizada no dia 26, já que o Dia do Orgulho Gay (28 de junho) cairá num domingo” - enfatizou o vereador.


A coordenadora do Projeto Raízes África, Arísia Barros, também esteve no gabinete do vereador para discutir políticas de promoção da igualdade racial e definir um calendário de ações. Além disso, foi articulada uma parceria entre o parlamentar e a Organização Não-Governamental Maria Mariá para realizar o Projeto Manhãs de Sol com Segurança, no dia 24 de maio, em Fernão Velho. Essa iniciativa é uma extensão do já existente Manhãs de Sol, de autoria de Ricardo Barbosa, que visita comunidades de Maceió para transformar suas reclamações em requerimentos e cobrar da Prefeitura sua obrigação enquanto poder público. A diferença das versões é que nessa será focada a questão da segurança pública.


Outra presença na reunião foi a da líder comunitária Maria José, conhecida como Graça, que realiza trabalhos de mobilização social na Travessa Pau D'Arco, no bairro Jacintinho. Ela alerta para a difícil situação de sua comunidade, que sofre com as chuvas, com o esgoto a céu aberto, dificuldade de acesso às casas, violência, entre outros problemas. Graça solicitou que a equipe do gabinete do vereador Ricardo Barbosa fosse até a região para levantar os problemas e transformar em requerimentos. Haverá uma visita neste domingo (10), do parlamentar ao local para realizar os trabalhos legislativos.


Apesar da semelhança com o Projeto Manhãs de Sol, o momento principal do dia será a Feijoada Especial do Dia das Mães, organizada por Maria José, para as mulheres de Pau D'Arco. Além do almoço, acontecerão apresentações culturais e um bingo comunitário. Embora seja um momento festivo, haverá espaço para que as pessoas denunciem seus problemas diários e exijam a fiscalização do poder público para que encontradas soluções efetivas para os moradores do Jacintinho. Eles também pensarão em formas para que o mandato do vereador Ricardo Barbosa ajude suas realidades, garantindo uma relação pedagógica.


Para Ricardo Barbosa, isso é apenas o começo de sua atuação na Câmara Municipal de Maceió na qual a prioridade é oferecer à população de Maceió uma verdadeira representação popular. “Não vou até as comunidades realizando promessas de cesta básica, corte de cabelo ou atendimento médico. O que prometo é lutar por eles dentro da Câmara e trabalhar para que o poder público de Maceió cumpra o que é sua obrigação, sem assistencialismo, falsas promessas ou troca de favores” - afirmou o parlamentar do PSOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário