quinta-feira, 30 de julho de 2009

Projeto sobre a deliberação das tarifas de ônibus é engavetado na Câmara de Maceió

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira, 30, foi marcada pela cobrança do vereador Ricardo Barbosa (PSOL) sobre as responsabilidades de todos os seus companheiros para com a população de Maceió. Dois pontos foram enfatizados pelo parlamentar no plenário: a não aprovação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica 01/09, que trata da deliberação sobre o reajuste da tarifa de ônibus, e a apresentação, por Ricardo Barbosa, de 47 requerimentos ao longo de seu mandato que não foram cumpridos pela Prefeitura.


Após o início das atividades da Casa Mário Guimarães, o vereador Ricardo Barbosa observou, com certa surpresa, que o Projeto de Lei 01/09 seria votado na presente sessão, apesar do recente sumiço do documento, e de todas as tentativas de boicote, de acordo com o parlamentar, comandadas pela Prefeitura de Maceió. Ele acredita que, mais uma vez, os vereadores da bancada governista foram orientados a engavetar a discussão.


“Muitos de meus colegas impuseram obstáculos jurídicos para tentar encobrir o fato político que estava sendo debatido aqui. A jurisdição deve ser avaliada pelo Tribunal de Justiça que irá nos orientar o melhor caminho, aqui devemos discutir o que é melhor para a população através da discussão política, nós somos uma casa política. E hoje, podemos ver claramente que o prefeito orientou sua bancada a defender seus interesses, que nem sempre é o da população” – desabafou Ricardo Barbosa.


Após diversas discussões e tentativas da bancada governista de acabar com o debate, o Projeto foi colocado em votação e obteve 16 votos contra e 2 votos a favor, um do próprio autor, vereador Ricardo Barbosa, e outro da Presidente Nacional do PSOL, a vereadora Heloísa Helena. Com isso, de acordo com as normas da Casa Legislativa, o projeto só poderá voltar a ser votado ano que vem, e o prefeito de Maceió, Cícero Almeida, poderá continuar aumentando a tarifa de ônibus quando quiser.


Outra crítica do vereador Ricardo Barbosa foi quanto aos requerimentos solicitados por ele junto a Prefeitura de Maceió. O parlamentar explicou que ao longo de seu mandato já apresentou 47 requerimentos para diversos bairros que vão desde troca de lâmpadas à limpeza de canais, mas que nenhum foi atendido pelos órgãos da gestão municipal e que, em muitos, sequer recebeu resposta.


“Gostaria de fazer um apelo à Prefeitura e a sua bancada no sentido de que meus requerimentos sejam atendidos. Alguns deles são pequenas coisas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas não tenho respostas. Eu espero e acredito que essa situação não seja porque sou oposição. Agora caso a existência desses requerimentos sejam apenas fachadas, para fingirmos que trabalhamos, então que alguém me avise” – discursou Ricardo Barbosa na tribuna.


Após a intervenção do parlamentar do PSOL, o vereador Galba Novaes (PRB), da bancada governista, explicou que deve ter ocorrido algum problema na comunicação entre os órgãos da Prefeitura, mas garantiu que os alertará sobre o problema. Apesar disso, o vereador Ricardo Barbosa já avisou que irá pessoalmente a cada Secretaria para conversar com os gestores das pastas.

Um comentário:

  1. Acredito que o ver.Ricardo Barbosa com esse seu projeto,tenha proposto uma emenda no artigo 100 da lei orgânica municipal que diz q a revisão das passagens de ônibus passará necessariamente pela observação(pelo conselho municipal)da QUALIDADE do serviço oferecido e do PODER AQUISITIVO DA POPULAÇãO. Ocorre q o tal conselho é formado por orgãos municipais, sindicatos pelegos e vereadores que claro,estão marchando juntos com os RICOS EMPRESÁRIOS DOS TRANSPORTE.
    Ora, asssim sendo, é claro q os vereadores, a maioria da bancada governista ou aqueles q so legislam em benefício próprio, resolveram votar CONTRA um projeto que vislumbra os anseios da parte mais expressiva da nossa população, q são os usuários dos sucateados transportes de Maceió.
    Quanto aos mais de 40 requerimentos enviados à prefeitura pelo Ilmo.Vereador e até hoje sem resposta, vislumbra o benefício da mesma população carente de Maceió, e a prefeitura não se deu ao trabalho de atende-los. Está claro a conotação política contra aos de oposição pelo Sr. prefeito (aliás eu mesmo já o ouvi em um programa de rádio falando de forma pejorativa sobre o ver. Ricardo, qdo. do questionamnto das OCIPEs).
    Pois bem, vereador,: Estou postando esse comentário só p/ que o Sr. saiba, que da mesma forma q existem pessoas q não sabem votar, q existem pessoas q não estão"nem aí" p/ política, existem muitas pessoas que como eu, querem uma profunda mudança nesse sistma governamental onde só ums ganham em detrimento de outros, para isso massacrando a população deixando-a não só sem transporte digno, mas sem direito ao básico, como - principmente- a EDUCAÇãO.
    Vá em frente junto com Heloisa Helena, pois sabemos q na câmara de vereadores, só podemos contar com voces dois.
    ABRAÇOS E PARABÉNS POLAS INICIATIVAS.

    ResponderExcluir