terça-feira, 18 de agosto de 2009

Crise: respostas e iniciativas na América Latina e no Mundo”

Nos dias 18 e 19 de agosto se realizará o Seminário Internacional do PSOL e da Fundação Lauro Campos “Crise: respostas e iniciativas na América Latina e no Mundo”.

O seminário está ocorrendo num momento especial da situação mundial marcado pela crise econômica e global que transcorre por todo o mundo, e em particular pela dinâmica latino-americana repleta de acontecimentos, dentre os quais vale destacar o golpe direitista em Honduras. Já foi confirmada a presença de muitas personalidades e organizações políticas da América Latina e do Mundo.


Para debater a crise econômica contaremos com a presença de: François Chesnais, economista marxista francês de autoridade reconhecida internacionalmente, professor da Universidade de Sorbonne, um dos primeiros a estudar o processo de globalização com o seu livro “A Mundialização do Capital”; o economista argentino Jorge Beinstein, que também se destaca por sua análise sobre a crise capitalista, autor de “Capitalismo senil: a grande crise da economia global”; e a economista e professora da Universidade de São Paulo Leda Paulani, da qual podemos destacar, dentre inúmeras publicações, “Modernidade e discurso econômico”.


Da zona conflituosa do Oriente Médio (Iraque, Irã, Afeganistão e Paquistão) contaremos com a presença de Farooq Tariq, lider do Partido Trabalhista Paquistanês (LPP), partido comprometido com o fim do crescente intervencionismo norte-americano no seu país e no combate a violência fundamentalista.


Da Austrália contaremos com a presença do Democratic Socialist Perpective; da Europa já estão confirmados dirigentes do Syriza, partido da Grécia que recentemente conseguiu uma representação no parlamento europeu, e uma delegação importante do Novo Partido Anticapitalista (NPA) da França.


Ao mesmo tempo, o seminário contará com a presença de representantes dos pontos mais dinâmicos da luta de classes na América Latina. Está confirmada uma delegação do Partido Nacional Popular (PNP) do Peru, dentre eles a deputada Janeth Cajahuanca, que teve um papel central no parlamento pelo seu apoio ao trunfante levantamento indígena campesino contra a privatização da Amazônia na região de Bagua. Da Bolívia se fará presente uma delegação do MAS encabeçada pelo vice-presidente do partido e dirigente campesino Sergio Loayza, que participou de um seminário latino-americano realizado em La Paz que marcou um passo a mais na confluência e coordenação de organizações e movimentos da América Latina, e contou também com a presença do PSOL.


De outro lado, da América Central e Caribe, acompanharão os trabalhos representantes de El Salvador, Panamá e uma numerosa delegação Venezuelana do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV) e sindicatos. Todas estas são organizações que estão coordenando a luta de solidariedade com a resistência ao golpe de Honduras.


As inscrições estão abertas para a participação de militantes e amigos.


O evento será realizado nos dias 18 e 19 de Agosto no salão de eventos do Shelton Hotel, localizado no Largo da Santa Efigênia em São Paulo.


Fonte: Blog do Seminário - http://seminariocrise.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário